4 técnicas para profissionais de saúde melhorarem a gestão do tempo

Este artigo traz dicas pensadas especialmente para os profissionais de saúde que desejam ter uma melhor gestão do tempo. São iniciativas que podem ser implementadas de forma simples, basta uma boa dose de organização e um pouco de disciplina.

Publicado por GENU 09/05/2018

4 técnicas para profissionais de saúde melhorarem a gestão do tempo

A rotina dos profissionais de saúde é bastante dinâmica, por isso uma boa gestão do tempo faz toda a diferença. Há algumas orientações simples que contribuem para um melhor controle das horas de cada dia.

Este artigo traz dicas pensadas especialmente para os profissionais de saúde que desejam ter uma melhor gestão do tempo. São iniciativas que podem ser implementadas de forma simples, basta uma boa dose de organização e um pouco de disciplina.

Limite o acúmulo de urgências

Um dos fatores que compromete a gestão do tempo é o acúmulo de urgências. Essa palavra pode até ser encarada com naturalidade pelos profissionais de saúde, mas é uma verdadeira vilã da produtividade.

Limitar o surgimento de urgências ao longo do dia representa um ganho importante de tempo e evita estresse desnecessário. Uma forma de fazer isso é planejar a rotina de forma organizada.

Procure preencher sua agenda antecipadamente, tanto com as consultas de pacientes quanto com outras atividades. É válido, inclusive, adicionar atividades de cunho pessoal, pois nosso tempo é um só.

Em relação às urgências, já bastam aquelas que são inevitáveis na vida de um profissional da saúde.

Respeite sua agenda

Por mais claro que isso seja, sempre é válido lembrar como o respeito aos horários é importante. Um médico tem de ser muito rigoroso consigo mesmo para manter a pontualidade em seu dia a dia.

Se uma consulta estiver marcada para 10h20, não deve acontecer às 10h25. O controle preciso dos horários gera mais produtividade e é positivo para todos os envolvidos. O profissional de saúde passa a ter a possibilidade de incrementar sua agenda, seja com mais consultas ou com pausas estratégicas para outras atividades. Já os pacientes não passam pelo transtorno de serem atendidos com atraso. Isso os deixa mais satisfeitos e propensos a seguirem fiéis ao médico.

4-tecnicas-para-profissionais-de-saude-melhorarem-a-gestao-do-tempo

Faça pequenos intervalos ao longo do dia

A correria permanente a que todos estão sujeitos limita as pausas ao longo do dia. No caso dos profissionais de saúde, é importante planejar pequenos intervalos para que o trabalho excessivo não leve a um esgotamento. O acúmulo de encaixes de pacientes pode levar a horas extras das quais o médico nem se dá conta.

Fazer pausas estratégicas é uma forma de elevar a produtividade. Embora alguns minutos sejam “gastos” com o intervalo, o médico voltará com mais energia para as horas seguintes de trabalho.

Dica importante: durante a pausa, evite pensar em assuntos relacionados ao trabalho. O objetivo desse intervalo é justamente desligar por alguns minutos e limpar a mente. Uma leitura leve ou uma sessão de meditação são alternativas válidas.

Utilize um software de gestão

As dicas apresentadas até aqui são valiosas, mas podem ser otimizadas com a adoção de um software de gestão. Há uma ferramenta que proporciona vantagens decisivas para a rotina de profissionais como médicos, psicólogos e nutricionistas. O processo de agendamento, por exemplo, é simplificado e facilita o controle da equipe.

Além disso, o profissional de saúde ganha tempo na comunicação com seus colaboradores, que se torna mais dinâmica. A administração das finanças da clínica também pode ser aprimorada por meio do mesmo software.

Gestão do tempo, de finanças e de equipes em um só lugar. Aproveite para conhecer agora mesmo a ferramenta Genu e faça um teste grátis por duas semanas.


Voltar