Como investir seu dinheiro: 4 dicas para médicos

A ideia de como investir seu dinheiro tem relação direta com a mentalidade de investidor. Saber onde e por que aplicar em determinado produto é um passo seguinte. Neste artigo, apresentamos dicas para profissionais de saúde aplicarem seu dinheiro com mais inteligência.

Publicado por GENU 22/05/2018

Como investir seu dinheiro: 4 dicas para profissionais de saúde

Quando alguém ouve outra pessoa falar em como investir seu dinheiro, logo vem à mente uma série de produtos. Ações, fundos, tesouro direto, previdência e muitas outras alternativas. Mas é preciso fazer uma distinção importante: como investir e onde investir.

A ideia de como investir seu dinheiro tem relação direta com a mentalidade de investidor. Saber onde e por que aplicar em determinado produto é um passo seguinte. Neste artigo, apresentamos dicas para profissionais de saúde aplicarem seu dinheiro com mais inteligência.

Pare de postergar o início de sua jornada de investimentos

Não faltam boas desculpas para que as pessoas ignorem a possibilidade de investir seu dinheiro. Falta de capital excedente, desconhecimento e medo da perda são alguns dos mais recorrentes.

Outro motivo clássico é a falta de tempo para dedicar a um plano de aplicações financeiras. Profissionais de saúde podem até lançar mão dessa desculpa, mas qualquer pessoa é capaz de separar alguns minutos em sua rotina para fazer isso.

A ideia de investir não visa apenas a acumulação pura e simples, mas a construção de um futuro mais seguro. Se você ainda não investe, a dica é começar quanto antes a estudar o mercado.

Estabeleça objetivos claros

O melhor investimento possível para você, certamente, tem a ver com os objetivos a serem alcançados. Tudo começa com um planejamento que inclua metas de curto, médio e longo prazos.

Os objetivos não devem ser genéricos, ou seja, nada de “conquistar o primeiro milhão de reais”. O foco é saber para que você quer esse primeiro milhão. É para comprar uma casa? Tirar um ano sabático? Investir em sua clínica? Há muitas possibilidades.

De acordo com os objetivos traçados, é possível estruturar um plano de investimentos. Os produtos financeiros escolhidos terão relação com a liquidez necessária, o montante a ser reunido e o prazo para isso. Outro fator a ser considerado aqui é a propensão ao risco.

4-tecnicas-para-profissionais-de-saude-melhorarem-a-gestao-do-tempo

Avalie a sua predisposição ao risco

O mercado financeiro tem algumas trilhas a serem percorridas. É plausível dizer que se trata de um ambiente democrático, que abarca os mais diversos perfis. Há produtos adequados para pessoas mais conservadoras e outros para quem tem maior predisposição ao risco.

Independentemente do volume que você pretende investir, é fundamental avaliar sua relação com o risco. Produtos mais arrojados possibilitam maior rentabilidade, mas podem levar a perdas pontuais. Além disso, exigem um planejamento e acompanhamento mais rigoroso.

Adote uma postura proativa

A falta de conhecimento a respeito de determinado assunto pode levar uma pessoa a dar ouvidos a informações impertinentes. No caso dos investimentos, vale lembrar que é o seu dinheiro que está em jogo.

Uma boa recomendação é manter uma postura proativa para aprimorar sua carteira de aplicações. Cabe também a prudência para filtrar informações que chegam de colegas ou amigos. Muita gente já ouviu falar que “tal investimento está com uma rentabilidade espetacular”. É preciso pesquisar muito para não comprar gato por lebre.

Agora que você já sabe como investir seu dinheiro, é um bom momento para definir onde aplicar. Neste artigo, trazemos sugestões pensadas especialmente para profissionais de saúde. Confira!


Voltar